É necessário se apegar à vida, mais que tudo! (Ellen G. White - Spiritual Gifts vol. 4b)
O Senhor tem me visitado novamente em grande misericórdia. Tenho sido muito afligida desde uns poucos meses atrás. Uma doença tem-me pressionado fortemente. Há anos tenho sido atormentada com um edema e doenças do coração. A angústia em minha alma tem uma tendência para deprimir meu espírito, e destruir a minha fé e coragem. E eu entendi que esta situação estava associada a uma mensagem para os Laodiceanos que não têm cumprido um zeloso arrependimento que eu esperava ver no povo de Deus, e minha perplexidade da alma tem sido grande. A doença parecia fazer progressos contínuos sobre mim, e eu pensei que minha vida iria acabar e finalmente descansaria num túmulo. Eu não tinha desejo de viver, pois não podia tomar conta da minha fé e orar pela minha própria recuperação. Muitas vezes, quando eu ia dormir para descansar durante a noite, eu percebia que eu estava em perigo de perder o fôlego antes da manhã. Neste estado eu desmaiei, à meia-noite . Brn. Andrews e Loughborough foram solicitados , e fervorosas petições foram dirigidas a Deus, em meu nome. A depressão e aquele pesado fardo foram suspensas do meu coração adoentado, e eu fui levada em visão, e vi estas coisas as quais eu apresento ante a você.
Vi que Satanás havia estado tentando levar-me ao desânimo e desespero, a fazer-me desejar a morte, em vez de vida. Eu tinha testemunhado que aquilo não era de Deus, sugerindo que eu devesse cessar agora o trabalho, e descansar na sepultura; se eu entregasse os pontos aos inimigos da nossa fé seria um triunfo para eles, e o coração das crianças de Deus ficariam tristes. Eu vi que deveria muitas vezes sofrer angústias espirituais, que deveria sofrer muito, mas eu tinha a promessa de que minha perseverança pela vida iria incentivar aqueles em torno de mim e me ajudar, que a minha coragem e força não poderia falhar enquanto fosse tão ferozmente confrontada pelo Diabo.
Vi que o testemunho era para os Laodiceanos e era aplicado ao povo de Deus no momento presente, e o motivo que não tenham conseguido um maior esforço é devido à dureza dos seus corações. Porém, Deus deu esta mensagem a tempo para fazer o seu trabalho. O coração deve ser purificado dos pecados, os quais por tanto tempo deixou Jesus de fora. Esta temerosa mensagem irá fazer o seu trabalho. Quando lhe for apresentada pela primeira vez, irá conduzir a um exame de coração. Pecados foram e serão confessados, e o povo de Deus foi e será tocado em toda a parte. Quase todos acreditavam que esta mensagem acabaria no alto clamor do terceiro anjo. Mas como eles não conseguiram ver o poderoso trabalho realizado em um curto espaço de tempo, muitos perderam o efeito e o poder da mensagem. Vi que esta mensagem não iria realizar o seu trabalho em um período de poucos meses. Foi concebida para despertar o povo de Deus, para descobrir-lhes os seus deslizes e quedas, e para os levar a zelosos arrependimentos, que poderiam ser favorecidos agora com a presença de Jesus, e estar melhor equipados para o alto clamor do terceiro anjo, quando as circunstâncias serão mais desfavoráveis. Assim como esta mensagem aflige o coração, ela conduz a uma profunda humildade perante Deus. Anjos foram enviados em todas as direções para preparar corações incrédulos para a verdade. A causa de Deus começou a se elevar na consciência e na vida das pessoas, e o seu povo estava familiarizado com a sua posição de espalhar a mensagem verdadeira. Se o defensor da verdadeira Testemunha tivesse prestado atenção plenamente, Deus teria trabalhado para o seu povo com muito maior poder.
Os esforços realizados desde que a mensagem tenha sido entregue, têm sido abençoados por Deus, e muitas almas foram trazidas do erro e das trevas para se alegrar na verdade, e eu vi que Deus ia provar o seu povo. Pacientemente Jesus sofrerá com eles, e não os vomitará para fora de sua boca em um primeiro momento. Disse o anjo: “Deus está pesando o seu povo.” Se a mensagem tivesse sido de curta duração como tantos de nós supunhamos, não teria havido tempo para o povo de Deus desenvolver o caráter. Muitos movidos de sentimento, não por princípio e por fé, e esta solene, terrível mensagem tem mexido e calado fundo neles. Tem trabalhado sobre seus sentimentos, excitado seus medos, mas não consumou a obra que deveria, a qual foi concebida por Deus. Deus lê o coração. A fim de que Seu povo não possa se enganar em relação a si próprios, Ele lhes dá tempo para a excitação se esgotar por si, e prová-los para ver se vão obedecer ao conselho da verdadeira Testemunha.
Deus testa Seu povo
Deus conduz Seu povo no passo a passo. Ele os leva a diferentes pontos que são calculados para manifestar o que está no coração. Alguns suportam em um ponto, mas caem no próximo. Em cada ponto avançado do coração é testada, e examinado um pouco mais. Se o professo povo de Deus encontrar seus corações uma oposição à reta obra de Deus, ele deve se convencer de que tem um trabalho a fazer para superar, ou ser vomitado para fora da boca do Senhor. Disse o anjo: "Deus vai executar o seu esforço de testá-los mais apertado e mais próximo, e provar a cada um de Seu povo." Alguns estão desejosos de atingir um determinado ponto de espiritualidade e santificação, mas quando Deus os leva para outro ponto de testes, eles recuam dele e voltam, porque a experiência atinge diretamente algum ídolo acariciado. Aqui eles têm oportunidade de ver o que está em seus corações que impede a entrada de Jesus. Eles apreciam algo mais elevado do que a verdade, e seus corações não estão plenamente preparados para receber Jesus. Os indivíduos são testados e provados por um período de tempo para ver se de fato vão sacrificar os seus ídolos, e ouvir os conselhos da verdadeira Testemunha. Se eles não forem purificados através de obediência à verdade, e superar os seus egoísmos, o seu orgulho, e más paixões, os anjos de Deus têm o seu débito: - “Eles estão apegados aos seus ídolos, vamos deixá-los sozinhos”, - e eles passam para outros os seus trabalhos, deixando-os com os seus insubmissos maus traços sob o controle dos anjos maus. Aqueles que surgem a cada ponto de teste, e se sustentam de pé a cada prova, e se superam, sabem avaliar o preço do que se pode alcançar por ter ouvido o conselho da Testemunha verdadeira, e eles serão desta forma sendo ajustados em seu caráter para a transformação da última chuva, a chuva serôdia.
Deus prova o Seu povo neste mundo. Este é o lugar de preparação até aparecer na Sua presença. Aqui neste mundo, nestes últimos dias, as pessoas vão poder mostrar o que afeta seus corações, e controla as suas ações. Se é o poder da verdade divina, ela que irá conduzir a boas obras. Ela vai elevar o receptor, e torná-lo de coração nobre e generoso, como o seu divino Senhor. Mas se os anjos maus controlarem o coração, isso será visto de várias maneiras. O fruto será egoísmo, avareza, orgulho e más paixões. O coração é enganador acima de tudo, e desesperadamente ímpio. Os professores de religião não estão dispostos a examinar de perto os seus próprios eus, para ver se eles estão na fé, e é um fato terrível que muitos estão inclinados sobre uma falsa esperança. Alguns se inclinam sobre uma antiga experiência; mas, quando sucumbem a este coração, procurando ganhar tempo, quando todos deveriam ter uma experiência espiritual edificadora diária, eles não têm nada a relatar a respeito. Eles parecem pensar que uma profissão vai salvá-los de verdade . Quando os pecados que Deus odeia são subjugados, Jesus virá ceiar com você, e você com ele. Você vai então tirar força divina de Jesus, e você irá crescer em Cristo, e ser capaz de dizer com sagrado triunfo: Bendito seja Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Seria mais agradável ao Senhor se esses mornos e indiferentes professores de religião nunca tivessem chamado o Seu nome. Eles são um pedra de tropeço para aqueles que poderiam ser fiéis seguidores de Jesus. Eles são uma pedra angular para incrédulos, e os anjos maus se regozijaram sobre eles, e zombarão os anjos de Deus com o seu deformado curso na vida. Do mesmo modo esses são uma maldição para a causa em nossa casa ou nas outras denominações. Eles de noite parecem atrair a Deus com seus lábios, enquanto que o seu coração de fato está longe dele.
Eu estava testemunhando que o povo de Deus não deve imitar as modas do mundo. Alguns têm feito isso, e estão rapidamente perdendo o seu peculiar e sagrado caráter, que deveria distinguí-los como pessoas de Deus. Eu fui levada para ver o povo de Deus de gerações mais antigas e, em seguida, fui conduzida para comparar sua roupa e vestuário com o modo de se vestir nestes últimos dias. Qual a diferença! Que mudança! Conclui, então, que as mulheres não foram tão ousadas como agora. Quando elas iam em público seu rosto era coberto com um véu. Nestes últimos dias as modas são vergonhosas e insolentes. Esses hábitos são percebidos na profecia. Eles foram introduzidos pela primeira vez numa classe de pessoas sobre as quais Satanás tem todo controle, as quais, "experimentando passar sensações (sem qualquer convicção do Espírito de Deus), deram a si próprios para a lascívia, a causar toda sorte de pensamentos imundos e induzir a cobiça." Se o professo povo de Deus não teve o cuidado de se afastar muito dessas pessoas, não seria, agora, uma grande diferença entre o seu vestido e o que o mundo utiliza. Os pequenos bonés, expondo a face e cabeça, mostram uma falta de modéstia. As vontades são uma vergonha. Os habitantes da Terra estão a crescer mais e mais corruptos, enquanto que a linha de distinção deveria ser mais clara entre eles e o Israel de Deus, ou a maldição que está prevista para recair sobre as pessoas do mundo, cairá sobre o professo povo de Deus.
Eu estava direcionada para as seguintes passagens das Escrituras, pois segundo disse-me o anjo, “Esses versos estão para instruir o povo de Deus.”. Ei-los: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”(1Timóteo 2:9-10). “Enquanto contemplem sua casta conversa (acompanhado) com respeito. Para quem adornar não se permita ser direcionado para fora (adornando) o entrançar o cabelo, e do uso de ouro, ou na escolha de colocação de vestuário; mas, mesmo o ornamento, deixá-lo ser escondido do coração do homem, naquilo em que não é corruptível, próprio de um espírito manso e quieto, que é, aos olhos de Deus de grande preço. Para depois desta maneira, nos antigos tempos as mulheres santificadas também, que confiaram em Deus, adornada em si, estar em sujeição ao seu próprio marido” (1 Pedro 3:3-5 – versão King James).
Seja você jovem ou idoso, Deus está testando você agora. Você está decidindo o seu próprio destino eterno. Seu orgulho, seu amor de seguir as modas do mundo, a sua conversa inútil e vazia, o seu egoísmo, são todos colocados na tabela, bem como o peso do mal horrivelmente está contra você. Você é pobre e miserável, e cego, e nu. Embora o mal venha aumentando e tendo raízes profundas, é asfixiada a boa semente que foi semeada no coração, e em breve vai ser a palavra falada para os anjos de Deus a seu respeito, como foi dada orientação relativo à casa de Eli, que seus pecados para sempre não deveriam ser purgados nem com sacrifício nem com ofertas. Muitos, eu vi, foram elogiando, dizendo que eles foram bons cristãos, enquanto que não tinham um único raio de luz de Jesus. Eles não sabem o que é que deve ser renovado pela graça de Deus. Eles não têm experiência de vida em si nas coisas de Deus. E eu vi que o Senhor estava amolando Sua espada no céu para derrubá-los. Ah! Que todos professores mornos poderiam realizar o trabalho de limpeza que Deus está prestes a fazer entre seu professo povo. Caros amigos, você não se engane sobre o seu estado. Você não pode enganar a Deus. Diz a verdadeira Testemunha, "Eu conheço a tua obra." O terceiro anjo está conduzindo para cima um povo, passo a passo, mais alto e mais alto. Em cada passo, cada um deles será testado.