terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como Deus modela o caráter de Seu povo!


É necessário se apegar à vida, mais que tudo! (Ellen G. White - Spiritual Gifts vol. 4b)
O Senhor tem me visitado novamente em grande misericórdia. Tenho sido muito afligida desde uns poucos meses atrás. Uma doença tem-me pressionado fortemente. Há anos tenho sido atormentada com um edema e doenças do coração. A angústia em minha alma tem uma tendência para deprimir meu espírito, e destruir a minha fé e coragem. E eu entendi que esta situação estava associada a uma mensagem para os Laodiceanos que não têm cumprido um zeloso arrependimento que eu esperava ver no povo de Deus, e minha perplexidade da alma tem sido grande. A doença parecia fazer progressos contínuos sobre mim, e eu pensei que minha vida iria acabar e finalmente descansaria num túmulo. Eu não tinha desejo de viver, pois não podia tomar conta da minha fé e orar pela minha própria recuperação. Muitas vezes, quando eu ia dormir para descansar durante a noite, eu percebia que eu estava em perigo de perder o fôlego antes da manhã. Neste estado eu desmaiei, à meia-noite . Brn. Andrews e Loughborough foram solicitados , e fervorosas petições foram dirigidas a Deus, em meu nome. A depressão e aquele pesado fardo foram suspensas do meu coração adoentado, e eu fui levada em visão, e vi estas coisas as quais eu apresento ante a você.
Vi que Satanás havia estado tentando levar-me ao desânimo e desespero, a fazer-me desejar a morte, em vez de vida. Eu tinha testemunhado que aquilo não era de Deus, sugerindo que eu devesse cessar agora o trabalho, e descansar na sepultura; se eu entregasse os pontos aos inimigos da nossa fé seria um triunfo para eles, e o coração das crianças de Deus ficariam tristes. Eu vi que deveria muitas vezes sofrer angústias espirituais, que deveria sofrer muito, mas eu tinha a promessa de que minha perseverança pela vida iria incentivar aqueles em torno de mim e me ajudar, que a minha coragem e força não poderia falhar enquanto fosse tão ferozmente confrontada pelo Diabo.
Vi que o testemunho era para os Laodiceanos e era aplicado ao povo de Deus no momento presente, e o motivo que não tenham conseguido um maior esforço é devido à dureza dos seus corações. Porém, Deus deu esta mensagem a tempo para fazer o seu trabalho. O coração deve ser purificado dos pecados, os quais por tanto tempo deixou Jesus de fora. Esta temerosa mensagem irá fazer o seu trabalho. Quando lhe for apresentada pela primeira vez, irá conduzir a um exame de coração. Pecados foram e serão confessados, e o povo de Deus foi e será tocado em toda a parte. Quase todos acreditavam que esta mensagem acabaria no alto clamor do terceiro anjo. Mas como eles não conseguiram ver o poderoso trabalho realizado em um curto espaço de tempo, muitos perderam o efeito e o poder da mensagem. Vi que esta mensagem não iria realizar o seu trabalho em um período de poucos meses. Foi concebida para despertar o povo de Deus, para descobrir-lhes os seus deslizes e quedas, e para os levar a zelosos arrependimentos, que poderiam ser favorecidos agora com a presença de Jesus, e estar melhor equipados para o alto clamor do terceiro anjo, quando as circunstâncias serão mais desfavoráveis. Assim como esta mensagem aflige o coração, ela conduz a uma profunda humildade perante Deus. Anjos foram enviados em todas as direções para preparar corações incrédulos para a verdade. A causa de Deus começou a se elevar na consciência e na vida das pessoas, e o seu povo estava familiarizado com a sua posição de espalhar a mensagem verdadeira. Se o defensor da verdadeira Testemunha tivesse prestado atenção plenamente, Deus teria trabalhado para o seu povo com muito maior poder.
Os esforços realizados desde que a mensagem tenha sido entregue, têm sido abençoados por Deus, e muitas almas foram trazidas do erro e das trevas para se alegrar na verdade, e eu vi que Deus ia provar o seu povo. Pacientemente Jesus sofrerá com eles, e não os vomitará para fora de sua boca em um primeiro momento. Disse o anjo: “Deus está pesando o seu povo.” Se a mensagem tivesse sido de curta duração como tantos de nós supunhamos, não teria havido tempo para o povo de Deus desenvolver o caráter. Muitos movidos de sentimento, não por princípio e por fé, e esta solene, terrível mensagem tem mexido e calado fundo neles. Tem trabalhado sobre seus sentimentos, excitado seus medos, mas não consumou a obra que deveria, a qual foi concebida por Deus. Deus lê o coração. A fim de que Seu povo não possa se enganar em relação a si próprios, Ele lhes dá tempo para a excitação se esgotar por si, e prová-los para ver se vão obedecer ao conselho da verdadeira Testemunha.

Deus testa Seu povo
Deus conduz Seu povo no passo a passo. Ele os leva a diferentes pontos que são calculados para manifestar o que está no coração. Alguns suportam em um ponto, mas caem no próximo. Em cada ponto avançado do coração é testada, e examinado um pouco mais. Se o professo povo de Deus encontrar seus corações uma oposição à reta obra de Deus, ele deve se convencer de que tem um trabalho a fazer para superar, ou ser vomitado para fora da boca do Senhor. Disse o anjo: "Deus vai executar o seu esforço de testá-los mais apertado e mais próximo, e provar a cada um de Seu povo." Alguns estão desejosos de atingir um determinado ponto de espiritualidade e santificação, mas quando Deus os leva para outro ponto de testes, eles recuam dele e voltam, porque a experiência atinge diretamente algum ídolo acariciado. Aqui eles têm oportunidade de ver o que está em seus corações que impede a entrada de Jesus. Eles apreciam algo mais elevado do que a verdade, e seus corações não estão plenamente preparados para receber Jesus. Os indivíduos são testados e provados por um período de tempo para ver se de fato vão sacrificar os seus ídolos, e ouvir os conselhos da verdadeira Testemunha. Se eles não forem purificados através de obediência à verdade, e superar os seus egoísmos, o seu orgulho, e más paixões, os anjos de Deus têm o seu débito: - Eles estão apegados aos seus ídolos, vamos deixá-los sozinhos”, - e eles passam para outros os seus trabalhos, deixando-os com os seus insubmissos maus traços sob o controle dos anjos maus. Aqueles que surgem a cada ponto de teste, e se sustentam de pé a cada prova, e se superam, sabem avaliar o preço do que se pode alcançar por ter ouvido o conselho da Testemunha verdadeira, e eles serão desta forma sendo ajustados em seu caráter para a transformação da última chuva, a chuva serôdia.
Deus prova o Seu povo neste mundo. Este é o lugar de preparação até aparecer na Sua presença. Aqui neste mundo, nestes últimos dias, as pessoas vão poder mostrar o que afeta seus corações, e controla as suas ações. Se é o poder da verdade divina, ela que irá conduzir a boas obras. Ela vai elevar o receptor, e torná-lo de coração nobre e generoso, como o seu divino Senhor. Mas se os anjos maus controlarem o coração, isso será visto de várias maneiras. O fruto será egoísmo, avareza, orgulho e más paixões. O coração é enganador acima de tudo, e desesperadamente ímpio. Os professores de religião não estão dispostos a examinar de perto os seus próprios eus, para ver se eles estão na fé, e é um fato terrível que muitos estão inclinados sobre uma falsa esperança. Alguns se inclinam sobre uma antiga experiência; mas, quando sucumbem a este coração, procurando ganhar tempo, quando todos deveriam ter uma experiência espiritual edificadora diária, eles não têm nada a relatar a respeito. Eles parecem pensar que uma profissão vai salvá-los de verdade . Quando os pecados que Deus odeia são subjugados, Jesus virá ceiar com você, e você com ele. Você vai então tirar força divina de Jesus, e você irá crescer em Cristo, e ser capaz de dizer com sagrado triunfo: Bendito seja Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Seria mais agradável ao Senhor se esses mornos e indiferentes professores de religião nunca tivessem chamado o Seu nome. Eles são um pedra de tropeço para aqueles que poderiam ser fiéis seguidores de Jesus. Eles são uma pedra angular para incrédulos, e os anjos maus se regozijaram sobre eles, e zombarão os anjos de Deus com o seu deformado curso na vida. Do mesmo modo esses são uma maldição para a causa em nossa casa ou nas outras denominações. Eles de noite parecem atrair a Deus com seus lábios, enquanto que o seu coração de fato está longe dele.
Eu estava testemunhando que o povo de Deus não deve imitar as modas do mundo. Alguns têm feito isso, e estão rapidamente perdendo o seu peculiar e sagrado caráter, que deveria distinguí-los como pessoas de Deus. Eu fui levada para ver o povo de Deus de gerações mais antigas e, em seguida, fui conduzida para comparar sua roupa e vestuário com o modo de se vestir nestes últimos dias. Qual a diferença! Que mudança! Conclui, então, que as mulheres não foram tão ousadas como agora. Quando elas iam em público seu rosto era coberto com um véu. Nestes últimos dias as modas são vergonhosas e insolentes. Esses hábitos são percebidos na profecia. Eles foram introduzidos pela primeira vez numa classe de pessoas sobre as quais Satanás tem todo controle, as quais, "experimentando passar sensações (sem qualquer convicção do Espírito de Deus), deram a si próprios para a lascívia, a causar toda sorte de pensamentos imundos e induzir a cobiça." Se o professo povo de Deus não teve o cuidado de se afastar muito dessas pessoas, não seria, agora, uma grande diferença entre o seu vestido e o que o mundo utiliza. Os pequenos bonés, expondo a face e cabeça, mostram uma falta de modéstia. As vontades são uma vergonha. Os habitantes da Terra estão a crescer mais e mais corruptos, enquanto que a linha de distinção deveria ser mais clara entre eles e o Israel de Deus, ou a maldição que está prevista para recair sobre as pessoas do mundo, cairá sobre o professo povo de Deus.
Eu estava direcionada para as seguintes passagens das Escrituras, pois segundo disse-me o anjo, “Esses versos estão para instruir o povo de Deus.”. Ei-los: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”(1Timóteo 2:9-10). “Enquanto contemplem sua casta conversa (acompanhado) com respeito. Para quem adornar não se permita ser direcionado para fora (adornando) o entrançar o cabelo, e do uso de ouro, ou na escolha de colocação de vestuário; mas, mesmo o ornamento, deixá-lo ser escondido do coração do homem, naquilo em que não é corruptível, próprio de um espírito manso e quieto, que é, aos olhos de Deus de grande preço. Para depois desta maneira, nos antigos tempos as mulheres santificadas também, que confiaram em Deus, adornada em si, estar em sujeição ao seu próprio marido” (1 Pedro 3:3-5 – versão King James).
Seja você jovem ou idoso, Deus está testando você agora. Você está decidindo o seu próprio destino eterno. Seu orgulho, seu amor de seguir as modas do mundo, a sua conversa inútil e vazia, o seu egoísmo, são todos colocados na tabela, bem como o peso do mal horrivelmente está contra você. Você é pobre e miserável, e cego, e nu. Embora o mal venha aumentando e tendo raízes profundas, é asfixiada a boa semente que foi semeada no coração, e em breve vai ser a palavra falada para os anjos de Deus a seu respeito, como foi dada orientação relativo à casa de Eli, que seus pecados para sempre não deveriam ser purgados nem com sacrifício nem com ofertas. Muitos, eu vi, foram elogiando, dizendo que eles foram bons cristãos, enquanto que não tinham um único raio de luz de Jesus. Eles não sabem o que é que deve ser renovado pela graça de Deus. Eles não têm experiência de vida em si nas coisas de Deus. E eu vi que o Senhor estava amolando Sua espada no céu para derrubá-los. Ah! Que todos professores mornos poderiam realizar o trabalho de limpeza que Deus está prestes a fazer entre seu professo povo. Caros amigos, você não se engane sobre o seu estado. Você não pode enganar a Deus. Diz a verdadeira Testemunha, "Eu conheço a tua obra." O terceiro anjo está conduzindo para cima um povo, passo a passo, mais alto e mais alto. Em cada passo, cada um deles será testado.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tenha fé no Criador!

É um das armadilhas de Satanás levar o povo a aceitar as fábulas do ateísmo; pois ele pode assim obscurecer a lei de Deus, em si mesma muito clara, e tornar audazes os homens para se rebelarem contra o governo divino. Seus esforços são especialmente dirigidos contra o quarto mandamento, porque tão claramente aponta para o Deus vivo, o Criador dos céus e da Terra.
Há um esforço constante, feito com o fim de explicar a obra da criação, como resultado de causas naturais; e o raciocínio humano é aceito mesmo pelos cristãos professos, em oposição aos claros fatos escriturísticos. Muitos há que se opõem ao estudo das profecias, especialmente as de Daniel e Apocalipse, declarando serem tão obscuras que não podemos entendê-las; contudo estas mesmas pessoas recebem avidamente as suposições dos geólogos, em contradição com o registro mosaico. Mas se aquilo que Deus revelou é tão difícil de entender, quão incoerente é aceitar meras suposições com relação àquilo que Ele não revelou!

"As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus; porém, as reveladas são para nós e para nossos filhos para sempre." Deut. 29:29. Precisamente como Deus realizou a obra da criação, jamais Ele o revelou ao homem; a ciência humana não pode pesquisar os segredos do Altíssimo. Seu poder criador é tão incompreensível como a Sua existência.

Deus permitiu que uma inundação de luz fosse derramada sobre o mundo, tanto nas ciências como nas artes; mas quando professos cientistas tratam estes assuntos de um ponto de vista meramente humano, chegarão certamente a conclusões errôneas. Pode ser inofensivo pesquisar além do que a Palavra de Deus revelou, se nossas teorias não contradizem fatos encontrados nas Escrituras; mas aqueles que deixam a Palavra de Deus e procuram explicar Suas obras criadas por meio de princípios científicos, estão vagando sem mapa nem bússola em um oceano desconhecido.

Os maiores espíritos, se não são guiados pela Palavra de Deus em sua pesquisa, desencaminham-se em suas tentativas de traçar as relações entre a ciência e a revelação. Visto acharem-se o Criador e Suas obras tão além de sua compreensão que são incapazes de os explicar pelas leis naturais, consideram a história bíblica como indigna de confiança. Os que duvidam da exatidão dos registros do Antigo e Novo Testamentos, serão levados um passo mais, e duvidarão da existência de Deus; e então, tendo perdido sua âncora, são abandonados a baterem de um lado para outro nas rochas da incredulidade. (Ellen G. White in "Patriarcas e Profetas" pág. 113)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Uma Luta Espiritual


Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Efés. 6:12.

A vida cristã é uma peleja. Mas "a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes". Efés. 6:12. Nesse conflito da justiça contra a injustiça, só podemos ser bem-sucedidos mediante o auxílio divino. Nossa vontade finita precisa ser levada em submissão à vontade do Infinito; a vontade humana deve fundir-se com a divina. Isso trará o Espírito Santo em nosso auxílio; e cada conquista tenderá para o restabelecimento da possessão adquirida de Deus e para a restauração de Sua imagem na alma.

O Senhor Jesus age por meio do Espírito Santo; pois este é Seu representante. Por meio dEle, infunde na alma vida espiritual, vivificando as energias para o bem, purificando-a da corrupção moral e habilitando-a para Seu reino. Jesus tem grandes bênçãos a conceder, ricos dons a distribuir entre os homens. É o maravilhoso Conselheiro, infinito em sabedoria e força; e, se reconhecermos o poder de Seu Espírito e nos sujeitarmos a ser por Ele moldados, estaremos perfeitos nEle. Que pensamento é este! Em Cristo "habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também nEle, estais aperfeiçoados". Col. 2:9 e 10.

O coração humano jamais conhecerá a felicidade até que se submeta a ser moldado pelo Espírito de Deus. O Espírito conforma a alma renovada com o Modelo, Jesus Cristo. Mediante a influência do Espírito, a inimizade contra Deus transforma-se em fé e amor, o orgulho em humildade. A alma percebe a beleza da verdade, e Cristo é honrado em excelência e perfeição de caráter. Ao efetuarem-se essas mudanças, os anjos rompem num hino arrebatador, e Deus e Cristo Se regozijam nas almas moldadas à semelhança divina. Review and Herald, 10 de fevereiro de 1903.

Soldados de Cristo
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Efés. 6:13-17.
Os soldados empenhados em combate têm de enfrentar dificuldades e privações. É-lhes dado alimento grosseiro, e isso, muitas vezes, em quantidades limitadas. Eles têm longas marchas, dia a dia, por estradas acidentadas e sob o sol abrasador, acampando-se ao relento, dormindo sobre o chão descoberto, tendo apenas a abóbada celeste como cobertura, expostos a aguaceiros encharcantes e geadas enregelantes, famintos, abatidos, exaustos, ora servindo de alvo para o inimigo, ora participando de batalhas renhidas. Assim eles aprendem o que são dificuldades e privações. Os que se alistam no exército de Cristo também podem esperar ter de realizar trabalho penoso e suportar pacientemente severas provações por amor a Cristo. Mas os que sofrem com Ele também reinarão com Ele.
Então, quem de nós ingressou no serviço para esperar as comodidades da vida, para estar de folga quando lhe aprouver, depondo a armadura de soldado e ficando à paisana, dormindo no posto do dever, e expondo assim a causa de Deus ao vitupério? Os que amam o comodismo não praticam a abnegação e paciente perseverança; e quando há necessidade de homens para realizarem grandes proezas para Deus, esses não se acham dispostos a responder: "Eis-me aqui; envia-me a mim." Isa. 6:8. Há trabalho árduo e penoso a ser feito, e felizes os que estiverem dispostos a efetuá-lo quando seus nomes forem chamados. Deus não recompensará homens e mulheres no mundo futuro por procurarem viver comodamente neste mundo.
Estamos agora no campo de batalha. Não há tempo para inatividade, tempo para ócio, tempo para condescendência egoísta. Depois de obter uma vantagem, deveis batalhar de novo; deveis sair vencendo e para vencer, reunindo novas forças para outras lutas. Toda vitória ganha produz um aumento de coragem, fé e determinação. Pela força divina, demonstrareis estar à altura de enfrentar vossos adversários. Signs of the Times, 7 de setembro de 1891.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Em busca da Verdade

Iluminados Pelo Espírito


Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do Seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos. Efés. 1:18.

O apóstolo Paulo suplicou a Deus: "Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do Seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do Seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do Seu poder." Efés. 1:17-19. A mente, porém, primeiro tem de tornar-se adaptável à natureza da verdade a ser investigada. Os olhos do entendimento precisam ser iluminados, e o coração e a mente postos em harmonia com Deus, que é a verdade.

Aquele que contempla a Jesus com o olhar da fé não vê nenhuma glória em si mesmo; pois a glória do Redentor é refletida na mente e no coração. É compreendida a expiação pelo Seu sangue, e a remoção do pecado enche-lhe o coração de gratidão. Sendo justificado por Cristo, o recebedor da verdade é impelido a fazer uma entrega completa a Deus, e é admitido na escola de Cristo, para que possa aprender dAquele que é manso e humilde de coração. O conhecimento do amor de Deus é derramado em seu coração. Ele exclama: "Oh! que amor! Que condescendência!" Apegando-se às ricas promessas da fé, ele torna-se participante da natureza divina. Sendo o seu coração esvaziado do próprio eu, as águas da vida fluem para dentro dele, e a glória do Senhor resplandece. Olhando constantemente para Jesus, o humano é assimilado pelo divino. O crente é transformado à Sua semelhança.

O caráter humano é mudado para o que é divino. É o olhar celestial que discerne esta glória. Ela é velada, envolta em mistério, até que o Espírito Santo comunica este discernimento à alma. Review and Herald, 18 de fevereiro de 1896.

O Espírito é Essencial Para Compreender a Verdade
 
Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. I Cor. 2:10.
Há uma grande obra a ser feita para este tempo, e não compreendemos a metade do que o Senhor está disposto a fazer para Seu povo. Falamos sobre a mensagem do primeiro anjo e sobre a mensagem do segundo anjo, e pensamos que temos alguma compreensão da mensagem do terceiro anjo; mas não devemos estar satisfeitos com o nosso conhecimento atual. Nossas petições, mescladas com fé e contrição, devem ascender a Deus, para compreensão dos mistérios que Ele quer tornar conhecidos a Seus santos. Devemos ter a percepção de que, a menos que sejamos ensinados pelo Espírito Santo, não entenderemos corretamente a Bíblia; pois ela é um livro selado até para os eruditos, que são sábios aos seus próprios olhos.
Jesus queria dizer exatamente o que disse quando recomendou que Seus discípulos examinassem as Escrituras. Examinar significa comparar uma passagem com outras, e coisas espirituais com espirituais. Não devemos contentar-nos com um conhecimento superficial. Cumpre-nos buscar o tesouro escondido sob a superfície, assim como o mercador procura boas pérolas. Luz, grande luz, será a recompensa do diligente pesquisador da verdade.
Muitos há que não exigem esforço de suas faculdades mentais e que não têm experiência em aplicar ao máximo sua capacidade para descobrir o que é verdade. Não é possível que o Espírito Santo desça sobre vós se não sentirdes vossa necessidade e estiverdes mais desejosos de Sua descida do que estais agora. Deveis compreender que estais vivendo no próprio limiar do mundo eterno, que Cristo virá muito em breve, e que todo o Céu está interessado na obra em andamento, com vistas a preparar um povo para Sua vinda.Se já houve um povo que necessitasse atender ao conselho da Testemunha Verdadeira à igreja de Laodicéia, para que seja zeloso e se arrependa perante Deus, é o povo diante do qual foram expostas as estupendas verdades para este tempo e que não tem vivido à altura de seus elevados privilégios e responsabilidades. Temos perdido muita coisa por não viver de acordo com a luz das solenes verdades em que professamos crer. Review and Herald, 4 de junho de 1889.

Maneiras Pelas Quais o Espírito nos Guia
As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem. João 10:27.
Jesus espera que todos os que afirmam ser Seus soldados prestem serviço a Ele. Espera que reconheçais o inimigo e resistais a ele, não o convidando a gozar de vossa confiança e traindo assim um depósito sagrado. O Senhor vos colocou numa posição em que podeis ser elevados e enobrecidos, e estar constantemente obtendo aptidão para o Seu trabalho. Se não obtiverdes essas qualificações, a culpa será vossa.
Há três maneiras pelas quais o Senhor nos revela Sua vontade, para nos guiar e para habilitar-nos a guiar a outros. Como podemos distinguir Sua voz da de um estranho? Como havemos de distingui-la da voz de um falso pastor? Deus nos manifesta Sua vontade na Sua Palavra, as Escrituras Sagradas. Sua voz revela-se também em Suas atuações providenciais; e nós a reconheceremos, se dEle não separarmos a alma, andando em nossos próprios caminhos, agindo segundo nossa vontade, e seguindo os impulsos de um coração não santificado, até que o senso se torna tão confuso que as coisas eternas deixam de ser discernidas, e a voz de Satanás é tão disfarçada que se aceita como a voz de Deus.
Outro modo pelo qual se ouve a voz do Senhor, é mediante os apelos de Seu Santo Espírito, produzindo no coração impressões que se desenvolverão no caráter. Se estais em dúvida quanto a qualquer ponto, consultai primeiro as Escrituras. Se realmente começastes a vida da fé, tendes-vos entregado ao Senhor, para ser inteiramente Seus, e Ele vos tem aceitado para vos moldar e afeiçoar segundo o Seu desígnio, para que sejais um vaso para honra. Deveis sentir sincero desejo de ser maleáveis em Suas mãos, seguindo aonde quer que Ele vos dirija. Estais então confiando nEle para que realize Seus desígnios, ao mesmo tempo que com Ele cooperais, desenvolvendo a vossa salvação com temor e tremor. Você, meu irmão, encontrará dificuldade aqui, porque ainda não aprendeu, por experiência pessoal, a reconhecer a voz do Bom Pastor, e isso o deixa em dúvida e perigo. Precisa ser capaz de distinguir-Lhe a voz. Testimonies, vol. 5, págs. 511 e 512.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ele vem! Avise aos que estão a seu alcance!

  
Clamai em Alta Voz
"Tocai a buzina em Sião, e clamai em alta voz no monte da Minha santidade. Perturbem-se todos os moradores da Terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto". Joel 2:1.

As coisas que dizem respeito a nosso bem-estar eterno devem agora absorver a nossa atenção. Não podemos dar-nos ao luxo de conceder às coisa.9 celestiais o segundo lugar . . .. Os juízos divinos estão na Terra. Eles falam em solene advertência, dizendo: "Ficai também vós apercebidos; por- que, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá".

Há muitos, muitos em nossas igrejas que pouco sabem do autêntico significado da verdade para este tempo. Insto com eles para que não desprezem o cumprimento dos sinais dos tempos, que dizem tão claramente que o fim está próximo. Oh! quantos que não buscaram a salvação de sua alma farão em breve a amarga lamentação: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvas"!

Vivemos nas cenas finais da história terrestre. As profecias se cumprem rapidamente. As horas de graça estão passando depressa. Não temos tempo - nenhum momento - a perder. Não sejamos encontrados dormindo no posto do dever. Que ninguém diga em seu coração ou por suas obras: "O meu Senhor tarde virá". Seja a mensagem da breve volta de Cristo emitida em fervorosas palavras de advertência. Persuadamos os homens e as mulheres em toda parte a se arrependerem, e a fugirem da ira futura. Incentivemo-los a preparação imediata; pois sabemos pouca coisa do que está diante de nós. ... Dirijam-se os ministros e os membros leigos para os campos que amadurecem. Encontrarão uma colheita onde quer que proclamem as esquecidas verdades da Bíblia. Encontrarão pessoas que aceitarão a verdade e que dedicarão a vida à conquista de almas para Cristo.

O Senhor virá em breve, e precisamos estar preparados para nos encontrarmos com Ele em paz. Tomemos a resolução de fazer tudo o que está ao nosso alcance para comunicar a luz "aos que se acham ao nosso redor. Não devemos estar tristes, mas bem dispostos, e conservar sempre o Senhor Jesus diante de nós. ... Devemos estar prontos e à, espera de Seu aparecimento. Oh! quão glorioso será vê-Lo e receber as boas-vindas como Seus remidos! Temos esperado por muito tempo, mas nossa fé não deve enfraquecer-se. - RH, 14-07-1903.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A volta de Jesus está colocada no nosso horizonte!


E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. Romanos 13:11

Preparação Para a Hora do Juízo
"Então me gritou aos ouvidos com grande voz, dizendo: Fazei chegar os intendentes da cidade, cada um com suas armas destruidoras na mão." Ezeq. 9:1.

"E clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cinta. E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. E aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri: não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, mancebos e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo Meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa." Ezeq. 9:3-6.

Jesus está prestes a deixar o propiciatório do santuário celestial, a fim de envergar vestes de vingança, e derramar Sua ira em juízo sobre aqueles que não corresponderam à luz que Deus lhes deu. "Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal." Ecl. 8:11. Em vez de se enternecerem pela paciência e longanimidade que o Senhor tem exercido para com eles, os que não temem a Deus nem amam a verdade, fortalecem o coração no mau caminho. Há, porém, limites até para a longanimidade de Deus, e muitos estão ultrapassando tais limites. Sobrepujaram os limites da graça, e portanto Deus deve intervir e reivindicar Sua honra.
Disse o Senhor acerca dos amorreus:
"E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está cheia." Gên. 15:16. Posto que esta nação se salientasse por sua idolatria e corrupção, não havia contudo enchido a taça de sua iniqüidade, e Deus não queria dar a ordem para sua completa destruição. O povo deveria ver o poder divino manifestado de maneira assinalada, para que ficasse sem desculpa. O compassivo Criador desejava suportar-lhes a iniqüidade até à quarta geração. Então, se não se visse mudança para melhor, Seus juízos cairiam sobre eles.
Com infalível precisão, o Ser infinito ainda mantém, por assim dizer, uma conta com todas as nações. Enquanto Sua misericórdia se enternecer com convites ao arrependimento, esta conta permanecerá aberta; quando, porém, os algarismos atingem um certo total que Deus fixou, começa o ministério de Sua ira. Encerra-se a conta. Cessa a paciência divina. Não mais há intercessão de misericórdia a favor delas. ...
A crise aproxima-se rapidamente. Quase é vindo o tempo da visitação de Deus. Conquanto Lhe repugne castigar, não obstante castigará, e isto presto. Aqueles que andam na luz verão sinais do perigo que se aproxima; mas não deverão sentar-se em silenciosa e despreocupada expectativa, conformando-se com a crença de que Deus abrigará Seu povo no dia da visitação. Longe disso, deverão compreender que é seu dever trabalhar diligentemente para salvar outros, esperando, com grande fé, auxílio da parte de Deus. "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tia. 5:16.
O fermento da piedade não perdeu inteiramente seu poder. Na ocasião em que maiores são o perigo e a crise da igreja, o  pequeno exército que permanece na luz estará suspirando e clamando por causa das abominações cometidas na Terra. Mais especialmente, porém, suas orações subirão em favor da igreja, porque seus membros estão agindo segundo a maneira do mundo.

As fervorosas orações desses poucos fiéis, não serão em vão. Quando vier o Senhor para exercer vingança, virá também como protetor de todos os que conservaram pureza de fé, e se guardaram incontaminados do mundo. É nessa ocasião que Deus prometeu vingar Seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, embora Ele Se demore em defendê-los.
O dia da vingança de Deus está precisamente diante de nós. O selo de Deus será colocado somente na testa daqueles que suspiram e clamam por causa das abominações cometidas na Terra. Aqueles que se ligam ao mundo por laços de simpatia, estão comendo e bebendo com os ébrios, e certamente serão destruídos com os que praticam a iniqüidade. "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal." Sal. 34:15 e 16.
Nossa maneira de proceder determinará se receberemos o selo do Deus vivo, ou seremos abatidos pelas armas destruidoras. Já algumas gotas da ira de Deus caíram sobre a Terra; quando, porém, as sete últimas pragas forem derramadas sem mistura no cálice de Sua indignação, então para sempre será demasiado tarde para o arrependimento e procura de um abrigo. Nenhum sangue expiatório lavará então as manchas do pecado.
"E naquele tempo Se levantará Miguel, o grande Príncipe, que Se levanta pelos filhos do Teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o Teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro." Dan. 12:1. Quando vier esse  tempo de angústia, todo caso estará decidido; não mais haverá graça, nem misericórdia para o impenitente. O selo do Deus vivo estará sobre o Seu povo.
Esses poucos remanescentes, incapazes de se defenderem no conflito mortal com os poderes da Terra arregimentados pelo exército do dragão, fazem de Deus a sua defesa. Pela mais elevada autoridade terrestre foi feito o decreto para que, sob pena de perseguição e morte, adorem a besta e recebam seu sinal. Queira Deus auxiliar Seu povo agora, pois sem Sua assistência, que poderão eles fazer naquele tempo, em tão terrível conflito?
Ânimo, fortaleza, fé e implícita confiança no poder de Deus para salvar não nos vêm num instante. Estas graças celestiais são adquiridas pela experiência dos anos. Por uma vida de santo esforço e firme apego à retidão, os filhos de Deus estiveram selando o seu destino. Assediados de inúmeras tentações, souberam que deveriam resistir firmemente ou ser vencidos. Compreenderam que tinham uma grande obra para fazer, e em qualquer momento poderiam ser chamados a depor sua armadura; e se chegassem ao final de sua vida com seu trabalho inacabado, isso significaria perda eterna. Aceitaram avidamente a luz do Céu, como fizeram os primeiros discípulos, dos lábios de Jesus. Quando esses primitivos cristãos foram exilados para as montanhas e desertos; quando abandonados em masmorras para morrer de fome, de frio, ou pela tortura; quando o martírio parecia ser o único caminho para saírem de sua angústia, regozijaram-se de que fossem considerados dignos de sofrer por amor de Cristo, que por eles foi crucificado. Seu digno exemplo será um conforto e animação para o povo de Deus, que passará por um tempo de angústia tal como nunca houve.
Nem todos que professam guardar o sábado serão selados. Muitos há, mesmo entre os que ensinam a verdade a outros, que não receberão na testa o selo de Deus. Tinham a luz da verdade, souberam a vontade de seu Mestre, compreenderam todos os pontos de nossa fé, mas não tiveram as obras correspondentes. Aqueles que estiveram tão familiarizados com as profecias e com os tesouros da sabedoria divina, deveriam ter agido de conformidade com sua fé. Deveriam ter dirigido sua casa segundo os mesmos princípios, para que por meio de uma família bem ordenada pudessem apresentar ao mundo a influência da verdade no coração humano.
Nenhum de nós jamais receberá o selo de Deus, enquanto o caráter tiver uma nódoa ou mácula sequer. Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda a contaminação o templo da alma. Então a chuva serôdia cairá sobre nós, como caiu a temporã sobre os discípulos no dia de Pentecoste.
Satisfazemo-nos muito facilmente com nossas realizações. Sentimo-nos ricos e acrescidos de bens, e não sabemos que somos desgraçados, miseráveis, pobres, cegos e nus. Apoc. 3:17. Hoje é o tempo para atender à admoestação da Testemunha Verdadeira: "Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." Apoc. 3:18.
Devemos nesta vida enfrentar terríveis provas e fazer dispendiosos sacrifícios, mas a paz de Cristo é a recompensa. Tem havido tão pouca abnegação, tão pouco sofrimento por amor a Cristo, que a cruz é quase inteiramente esquecida. Devemos ser co-participantes de Cristo em Seus sofrimentos, se quisermos sentar-nos em triunfo com Ele em Seu trono. Enquanto preferirmos o caminho fácil da condescendência própria, e nos amedrontarmos com a abnegação, nunca se firmará a nossa fé, e não poderemos conhecer a paz de Jesus nem a alegria que provêm do sentimento da vitória. Os mais exaltados daquela multidão de resgatados que estão em pé diante do trono de Deus e do Cordeiro, vestidos de branco, conhecem a luta necessária para vencer, pois vieram de grande tribulação. Aqueles que se renderam às circunstâncias em vez de empenhar-se neste conflito não saberão como ficar em pé naquele dia em que haverá angústia em toda alma. E ainda que Noé, Jó e Daniel estivessem na Terra, não poderiam salvar nem filho nem filha, pois cada um deve livrar sua alma por sua própria justiça.
Ninguém necessita dizer que não há esperança para o seu caso, e que não pode viver a vida de cristão. Mediante a morte de Cristo, amplas providências foram tomadas em favor de cada alma. Jesus é o nosso auxílio sempre presente em tempo de necessidade. Se tão-somente apelamos a Ele pela fé, Ele prometeu ouvir nossas petições e a elas atender.
Sim, fé viva e eficaz! Dela necessitamos; devemos possuí-la ou desfaleceremos e fracassaremos no dia da prova. As trevas que então hão de cair em nosso caminho não nos deverão desanimar nem levar ao desespero. É o véu com que Deus cobre Sua glória, ao vir Ele para comunicar Suas ricas bênçãos. Deveríamos saber isso por nossa experiência passada. No dia em que Deus tiver uma contenda com o Seu povo, essa experiência será uma fonte de conforto e esperança.
É agora que devemos conservar-nos e a nossos filhos incontaminados do mundo. É agora que devemos lavar as vestes de nosso caráter, tornando-as alvas no sangue do Cordeiro. Agora é que devemos vencer o orgulho, as paixões, e a indolência espiritual. Agora é que devemos despertar e fazer decididos esforços para dar simetria ao nosso caráter.
"Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração." Heb. 4:7. Encontramo-nos em situação muitíssimo probante, esperando e aguardando o aparecimento de nosso Senhor. O mundo está em trevas. "Mas vós, irmãos", diz Paulo, "já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão." I Tess. 5:4. Sempre foi propósito de Deus tirar das trevas luz, da tristeza alegria, do cansaço descanso, para serem fruídos pela alma expectante, e anelante.
Que estais fazendo, irmãos, na grande obra de preparação? Os que se estão unindo com o mundo, estão-se ajustando ao modelo mundano, e preparando-se para o sinal da besta. Os que desconfiam do eu, humilham-se diante de Deus e purificam a alma pela obediência à verdade, estão recebendo o molde divino e preparando-se para receber na fronte o selo de Deus. Quando sair o decreto, e o selo for aplicado, seu caráter permanecerá puro e sem mácula para toda a eternidade.
Agora é o tempo de prepararmos. O selo de Deus jamais será colocado à testa de um homem ou mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos ou amantes do mundo. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem ser imaculados diante de Deus - candidatos para o Céu. Pesquisai as Escrituras por vós mesmos, para que possais compreender a terrível solenidade do tempo presente.

Este artigo foi retirado do Livro "Vida e Ensinos" pág. 185 escrito pela norte-americana Ellen G. White que é considerada uma mensageira do Senhor. É um precioso alerta para nós que vivemos exatamente este ambiente que ela retrata em seu artigo